terça-feira, 25 de janeiro de 2011

BBB?

Um texto para começar, bem simples, muito simples.

Ainda nesse mundo, como está, não como é; onde as pessoas, por motivos que a maioria desconhece, estranham-se uma das outras, como se fossem estranhas a si mesmas.

Pelo pouco que eu sei, que minha idade me permite saber etc, sei que essas pessoas estão assim não pela natureza das mesmas - menos mau-, mas sim pela sociedade, ou melhor, pela sociabilidade na qual estão inseridas.

Irei me explicar melhor. Por exemplo: na Idade Média, essa estranheza vista tão naturalmente hoje, essa competitividade entre os indivíduos não era tão presente, isso foi se acentuando quando o modo de produção capitalista foi se instaurando. Aí alguém pergunta: "Ah, então tudo é culpa do capitalismo?". Se não tudo, quase tudo. Estamos nessa miséria material e espiritual, por culpa, em última instância do modo de produção capitalista, e não pelo "fato" do ser humano ser ambicioso por natureza. Bullshit.

Enfim, voltando ao ponto, o capitalismo ao fazer com que o ser humano torne-se mercadoria- isto é, seu salário é o seu preço e em troca você vende a sua força de trabalho ao patrão - faz com que nós nos tornemos mercadoria contra mercadoria. Bem superficialmente é isso. E esse nem é todo o mal, é só uma parte, em outras postagens explico melhor.

Aí nós ligamos a TV, nos deparamos com um programa onde todos estão contra todos, e a pessoa que consegue ser mais cínica, se torna o novo milionário, passando por cima de 11 cabeças. Cheguei a uma conclusão disso tudo, existe algo que reproduza tão bem a realidade miserável na qual estamos inseridos do que esse tal de BBB? Sem contar a superficialidade que esconde o nada, o culto ao parecer, etc e tal que eu colocarei em outras pastagens.

Enfim, pra (re)começar, é isso.

Um comentário: